Terça-Feira, 1 de Abril de 2025 - 05:30:16
Deseja receber nossas notificações?
TOPO - PRINCIPAL FELICIDADE IDH - PREFEITURA NITERÓI - 1190X148

Entre o tempo, o uísque e o moinho

Pensamento Cult, Por Alexandre Mauro, Jornalista

Em 02/02/2025 às 14:10:05
0:00
0:00

Certa vez, Juarez Botelho me disse: "cuidado com o tempo, ele pode ser muito cruel". Nunca entendi direito o que ele quis dizer com isso. E confesso que até hoje ainda não entendo. O Juarez, pra quem não conhece, é um velho amigo meu, daqueles que o tempo não maltrata, não desintegra e não oxida. É um amigo daqueles que consideramos da família. Que chama a mãe de tia e a vó de vó. Nos afastamos um período porque ele foi morar na Europa.

O tempo passou e nem por isso nos afastamos ou deixamos de nos falar. Já havia a internet e as redes sociais e nos apegávamos a essas ferramentas para nos munir de informações e colocar o papo em dia. Eu contava as coisas daqui e ele me enchia de vontade de pegar um voo para Europa e fazer um mochilão pelos países nórdicos. Talvez sobrasse tempo para uma visita a Paris ou Londres. Dias interessantes aqueles, onde o virtual se moldava como uma escultura de Picasso em minha mente e me levava a lugares incríveis: cavernas e aurora boreal como protagonistas insanas de uma aventura sem fim.

Juarez Botelho, amigo e conselheiro. Ele é mais velho que eu e talvez por isso, sempre o vi como um mentor. Inteligente, culto e livre. Tudo que o ser humano deveria almejar em sua vida. Ah, não posso esquecer que, além de tudo, tem uma visão espiritualista capaz de nos fazer entender tudo sem ranço nenhum. Eu costumo dizer que ele é meu mentor para assuntos diversos. Grande amigo, Juarez.

Durante a pandemia, ele voltou ao Brasil e se instalou em definitivo. Mas em se tratando de Juarez, o definitivo, definitivamente, não existe. Parece até um jogador de futebol que faz carreira na Europa, volta ao Brasil, diz querer encerrar a carreira no clube de coração e, no ano seguinte, você acorda com a notícia de que ele voltou para o estrangeiro, talvez o mundo Árabe. Pois é, Juarez é isso. Um Menestrel do Mundo. Quanta sabedoria ele carrega em sua bagagem mental! Mas, voltando ao momento pandêmico que vivemos recentemente, aqui estava ele, junto dos seus e eu tive o prazer de ter com ele várias resenhas sobre tudo.

Em um belo dia de sol, mas ainda preocupante, Juarez veio me fazer uma visita e, entre um uísque e outro, ele me olhou, com seus olhos pretos e grandes, e me disse: "sabe de uma coisa? Precisamos entender o propósito". Eu olhei para ele e fiquei em silêncio por alguns segundos e lhe perguntei: "o quê?" Ele deu um sorriso e emendou: "é, meu caro amigo, tudo na vida tem um propósito e quando não sabemos ou não entendemos, ficamos perdidos em devaneios ou mesmo em nossos próprios erros". Naquele momento, eu entendi o que precisamos para, enfim, sermos felizes.

POSIÇÃO 2 - DOE SANGUE 1190X148
POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.